top of page

A vinícola Bettú é uma vinícola que não tem pretensão nenhuma a primeira vista, mas surpreende ao mesmo tempo com toda a pretensão que um produto exclusivo pode ter. Vilmar, o proprietário, um amante de vinho aficionado quer apenas fazer um vinho que seja apreciado por poucos.

Bettú produz somente 5 mil garrafas por ano com diversas uvas, num processo artesanal que exala carinho pelo produto e paixão pelo o que faz. A história da família e da vinícola Bettú tem enraizada a história da chegada dos imigrantes italianos à serra gaúcha, no final do século 19. O avô de Vilmar plantou as primeiras mudas de uva Isabel. Algumas daquelas videiras têm mais de 100 anos. Por isso, os rótulos dos vinhos Bettú são uma folha de uva Isabel.

Bettú não produz suas próprias uvas, pois desenvolveu uma sólida parceria com alguns produtores, os quais se empenham em cultivar uvas de excelente qualidade, recebendo, pelo comprometimento, um preço superior ao pago no mercado. Ele é enfático ao dizer que somente se faz grandes vinhos a partir de excelentes uvas, por isso todo o cuidado na formação desta parceria. No dia da colheita, definido por ele, leva sua própria equipe, que seleciona os melhores cachos.

Vilmar trabalha a mais de 20 anos neste ramo, porém tem sua formação acadêmica em Engenharia Mecânica, o que de fato não atrapalha no seu trabalho, e sim auxilia ele na produção de novos mecanismos para facilitar seu trabalho no dia a dia, e melhorar assim a qualidade do vinho que produz. 

História

bottom of page